Saiba o que é e como vai ajudar a sua empresa a crescer
Muito se fala sobre a qualidade no atendimento ao cliente, mas o certo é que uma boa parte das empresas ainda não estão preparadas para prestar um serviço de excelência. A maneira de tratar os seus consumidores dirá muito sobre o seu negócio.
Para satisfazer a clientela, empresas de vários tipos de segmentos precisam ir além da venda de produtos ou serviços. A venda ou contração faz parte de uma conquista. Não adianta dizer que é o melhor, precisa provar. Isso começa pelo atendimento, pelo conhecimento sobre o produto ou serviço oferecido.
Assim como outros setores, a área da saúde também precisa desenvolver um bom relacionamento com o seu cliente, que, neste caso, é o paciente. Talvez, o segmento que lida com saúde seja ainda mais complicado porque precisa atender pessoas que podem estar sensíveis por causa de algum diagnóstico ou tratamento complexo.
Para atender bem a esse cliente, o médico, recepcionista, enfermeiros e outros funcionários precisam estar preparados para responder às suas dúvidas. No caso do médico, esse atendimento deve ser ainda mais atencioso. Além disso, os profissionais devem demonstrar confiança e ter as informações necessárias para explicar ao seu paciente tudo o que é necessário. A clínica também precisa oferecer todo suporte e material para a realização de exames e tratamento.
Imagina só uma clínica sem seringa para fazer exames de sangue ou sem gases para colocar em curativos. Não dá para confiar, não é mesmo? E ainda que tenha tudo isso, porém sem qualidade, torna-se também um serviço sem qualidade.
Comportamento do cliente
Para quem pensa que os consumidores brasileiros continuam os mesmos, estão muito enganados. Atualmente com a internet à disposição é muito mais fácil se informar sobre produtos, serviços e sobre a reputação da empresa.
Hoje os consumidores querem ter uma experiência com a empresa. Buscam soluções de suas demandas e dores. O comportamento é muito diferente do que era visto há poucos anos. Neste caso, a relação não é algo supérfluo, mas duradouro. Isso quer dizer que a empresa deve manter o consumidor sempre satisfeito e fiel.
Por isso, o atendimento deve ser especializado e de qualidade. Por ser a imagem da empresa, o atendimento pode atrair ou afastar o cliente da empresa. Para apenas atrair, a corporação precisa de uma equipe treinada e motivada com objetivo de dedicar-se em atender os clientes da melhor maneira possível.
Uma boa prestação de serviço começa antes, durante e depois da venda ou da conclusão de algum trabalho. Todas as etapas são importantes, como a prospecção, qualificação, negociação e fechamento do processo de vendas.
Depois de finalizar o processo, está na hora de investir no pós-vendas, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes, garantindo o seu retorno para fechar negócio.
Atendimento ao cliente vai além da educação
Claro que a educação é algo imprescindível para um bom atendimento ao consumidor, mas para ser considerado bom, é necessário ir além. Conhecer o cliente, os seus desejos e dores é o primeiro passo para um serviço de qualidade. Ademais, a empresa precisa conhecer bem o comportamento do seu público e o produto que está oferecendo para não errar na captação e nem perder aqueles consumidores que já conquistou.
Esse conhecimento é importantíssimo, principalmente na hora de resolver um problema ou no momento de oferecer algo novo para quem priorizou a sua empresa em vez da concorrente. Além disso, saber mais sobre o cliente também ajuda no planejamento da empresa em relação às novas metas; organização do estoque; estratégia de marketing, entre outros processos empresariais.
Para que tudo dê certo na sua empresa e no relacionamento com o seu cliente, conheça os princípios que podem ajudar a melhorar a relação:
- Conheça o seu cliente: Esse é o básico de todo atendimento de qualidade. Saiba entender o que ele ou ela busca quando procura a sua empresa. Coloque-se no lugar do seu consumidor, mas antes conheça bem o produto e o negócio da sua empresa. Apenas desta forma, você conseguirá se fazer perguntas que lhe ajudem a entender o seu público.
- Satisfação no serviço prestado: Aqui, é quando o seu público está satisfeito por ter tido todos os questionamentos e dúvidas respondidas. Por perceber que a empresa se importa com o seu problema e quer resolver. Desta forma, esse consumidor se torna fiel à empresa e ainda atrai outros consumidores para o seu negócio.
- Simpatia, sempre: Empresa que trata o cliente com antipatia também ganha a antipatia do cliente. Para ter sucesso, qualquer negócio depende de um atendimento que trate o cliente com simpatia. Além disso, é necessário ter empatia. Ou seja, se colocar no lugar do consumidor. Assim, tudo fluirá bem.
- Comunicação: Invista em comunicação para deixar o seu cliente bem informado sobre o seu produto e negócio. Seja objetivo e mostre para o seu persona o quanto o seu produto é importante para resolver as suas dores ou seus desejos.
- Não deixe o cliente: Muitos atendimentos acabam, deixando o cliente antes de resolver o seu problema. Isso é um erro. Saiba que ele não voltará mais à sua empresa. Por isso, não o deixe falando sozinho para atender outra pessoa ou não tenha pressa em desligar o telefone. Resolva o problema do cliente e terá conquistado um consumidor fiel.
- Linguagem: Seja o mais natural possível e evite respostas engessadas. Também evite gírias e palavras e termos complicados. O ideal é usar uma linguagem adequada, com vocabulário claro e simples.
Quais as vantagens de um bom atendimento?
Há vários benefícios apostar em um bom atendimento e o primeiro deles é criar um bom relacionamento. Além disso, você consegue elaborar um bom plano de negócio porque já conhece o seu público-alvo e sabe o que é prioridade para ele.
Tudo isso, ajuda a fidelizar o consumidor e atrair novos. Por isso, não tenha medo de investir em um excelente atendimento ao cliente. Isso deve estar em primeiro lugar na sua empresa.