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Visão 360º: porquê é importante no atendimento ao cliente

Saiba o que é e como vai ajudar a sua empresa a crescer

Muito se fala sobre a qualidade no atendimento ao cliente, mas o certo é que uma boa parte das empresas ainda não estão preparadas para prestar um serviço de excelência. A maneira de tratar os seus consumidores dirá muito sobre o seu negócio.

Para satisfazer a clientela, empresas de vários tipos de segmentos precisam ir além da venda de produtos ou serviços. A venda ou contração faz parte de uma conquista. Não adianta dizer que é o melhor, precisa provar. Isso começa pelo atendimento, pelo conhecimento sobre o produto ou serviço oferecido.

Assim como outros setores, a área da saúde também precisa desenvolver um bom relacionamento com o seu cliente, que, neste caso, é o paciente. Talvez, o segmento que lida com saúde seja ainda mais complicado porque precisa atender pessoas que podem estar sensíveis por causa de algum diagnóstico ou tratamento complexo.

Para atender bem a esse cliente, o médico, recepcionista, enfermeiros e outros funcionários precisam estar preparados para responder às suas dúvidas. No caso do médico, esse atendimento deve ser ainda mais atencioso. Além disso, os profissionais devem demonstrar confiança e ter as informações necessárias para explicar ao seu paciente tudo o que é necessário. A clínica também precisa oferecer todo suporte e material para a realização de exames e tratamento.

Imagina só uma clínica sem seringa para fazer exames de sangue ou sem gases para colocar em curativos. Não dá para confiar, não é mesmo? E ainda que tenha tudo isso, porém sem qualidade, torna-se também um serviço sem qualidade.

Comportamento do cliente

Imagem de dois homens conversando, vendo algo em notebook

Para quem pensa que os consumidores brasileiros continuam os mesmos, estão muito enganados. Atualmente com a internet à disposição é muito mais fácil se informar sobre produtos, serviços e sobre a reputação da empresa.

Hoje os consumidores querem ter uma experiência com a empresa. Buscam soluções de suas demandas e dores. O comportamento é muito diferente do que era visto há poucos anos. Neste caso, a relação não é algo supérfluo, mas duradouro. Isso quer dizer que a empresa deve manter o consumidor sempre satisfeito e fiel.

Por isso, o atendimento deve ser especializado e de qualidade. Por ser a imagem da empresa, o atendimento pode atrair ou afastar o cliente da empresa. Para apenas atrair, a corporação precisa de uma equipe treinada e motivada com objetivo de dedicar-se em atender os clientes da melhor maneira possível.

Uma boa prestação de serviço começa antes, durante e depois da venda ou da conclusão de algum trabalho. Todas as etapas são importantes, como a prospecção, qualificação, negociação e fechamento do processo de vendas.

Depois de finalizar o processo, está na hora de investir no pós-vendas, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes, garantindo o seu retorno para fechar negócio.

Atendimento ao cliente vai além da educação

Claro que a educação é algo imprescindível para um bom atendimento ao consumidor, mas para ser considerado bom, é necessário ir além. Conhecer o cliente, os seus desejos e dores é o primeiro passo para um serviço de qualidade. Ademais, a empresa precisa conhecer bem o comportamento do seu público e o produto que está oferecendo para não errar na captação e nem perder aqueles consumidores que já conquistou.

Esse conhecimento é importantíssimo, principalmente na hora de resolver um problema ou no momento de oferecer algo novo para quem priorizou a sua empresa em vez da concorrente. Além disso, saber mais sobre o cliente também ajuda no planejamento da empresa em relação às novas metas; organização do estoque; estratégia de marketing, entre outros processos empresariais.

Para que tudo dê certo na sua empresa e no relacionamento com o seu cliente, conheça os princípios que podem ajudar a melhorar a relação:

  • Conheça o seu cliente: Esse é o básico de todo atendimento de qualidade. Saiba entender o que ele ou ela busca quando procura a sua empresa. Coloque-se no lugar do seu consumidor, mas antes conheça bem o produto e o negócio da sua empresa. Apenas desta forma, você conseguirá se fazer perguntas que lhe ajudem a entender o seu público.
  • Satisfação no serviço prestado: Aqui, é quando o seu público está satisfeito por ter tido todos os questionamentos e dúvidas respondidas. Por perceber que a empresa se importa com o seu problema e quer resolver. Desta forma, esse consumidor se torna fiel à empresa e ainda atrai outros consumidores para o seu negócio.
  • Simpatia, sempre: Empresa que trata o cliente com antipatia também ganha a antipatia do cliente. Para ter sucesso, qualquer negócio depende de um atendimento que trate o cliente com simpatia. Além disso, é necessário ter empatia. Ou seja, se colocar no lugar do consumidor. Assim, tudo fluirá bem.
  • Comunicação: Invista em comunicação para deixar o seu cliente bem informado sobre o seu produto e negócio. Seja objetivo e mostre para o seu persona o quanto o seu produto é importante para resolver as suas dores ou seus desejos.
  • Não deixe o cliente: Muitos atendimentos acabam, deixando o cliente antes de resolver o seu problema. Isso é um erro. Saiba que ele não voltará mais à sua empresa. Por isso, não o deixe falando sozinho para atender outra pessoa ou não tenha pressa em desligar o telefone. Resolva o problema do cliente e terá conquistado um consumidor fiel.
  • Linguagem: Seja o mais natural possível e evite respostas engessadas. Também evite gírias e palavras e termos complicados. O ideal é usar uma linguagem adequada, com vocabulário claro e simples.

Quais as vantagens de um bom atendimento?

Há vários benefícios apostar em um bom atendimento e o primeiro deles é criar um bom relacionamento. Além disso, você consegue elaborar um bom plano de negócio porque já conhece o seu público-alvo e sabe o que é prioridade para ele.

Tudo isso, ajuda a fidelizar o consumidor e atrair novos. Por isso, não tenha medo de investir em um excelente atendimento ao cliente. Isso deve estar em primeiro lugar na sua empresa.

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