As agulhas cirúrgicas para sutura são utilizadas com os fios de sutura, com o objetivo de suturar feridas de origem cirúrgicas e/ou proveniente de acidentes. As agulhas são instrumentos cirúrgicos perfurocortantes elaborados em liga de aço inoxidável, com corte ao longo da agulha e um orifício para a colocação do fio de sutura em sua proximal.
As agulhas cirúrgicas para sutura devem ser utilizadas seguindo-se a técnica cirúrgica adequada e selecionada pelo cirurgião responsável. As agulhas são montadas em conjunto com o fio cirúrgico (que não acompanha o produto), o qual deverá ser inserido na abertura que se encontra na extremidade distal da agulha, a fim de permitir o seu uso correto. O procedimento deverá ser feito com técnicas estéreis. É recomendada a utilização de porta-agulhas para se proceder com a sutura. As realizações de suturas e nós são uma das mais difíceis manobras cirúrgicas
As agulhas cirúrgicas para sutura podem ser traumáticas ou atraumáticas e além da sua ampla variação de dimensão, podem ser classificadas quanto ao calibre, à forma, à ponta e o fundo, além de se considerar a curvatura e o tipo de corte. As mais longas não são necessariamente as mais calibrosas. Quanto à forma, podem ser curvas ou retas.
As agulhas de secção cilíndrica são chamadas agulhas cilíndricas, redondas, não cortantes ou atraumáticas. Já as de secção triangular são chamadas triangulares, cortantes, lanceoladas ou traumáticas.
O fundo das agulhas pode ser identificado como verdadeiro, que é um orifício fechado, onde através do encastoamento (prender) o fio de sutura é fixado na agulha, e o fundo falso, que delimita um orifício quase totalmente fechado, com uma estreita reentrância por onde se encaixa o fio no orifício.
A escolha do modelo e do tamanho pelo profissional tecnicamente habilitado se dará pelo parâmetro de tecido a ser suturado e pela região ou órgão que receberá a sutura.
LEIA MAIS: Agulha Anestésica Odontológica
Abaixo, exemplos de tipo de agulhas
Obs: ex de medida: código de B1, é de 3/8 de curvatura, com diâmetro de 1,40 milímetros e comprimento de 80 milímetros
REFERÊNCIA
LEONARDI, P.C.; ET AL. Nós e suturas em vídeo-cirurgia: orientações práticas e técnicas. ABCD Arq Bras Cir Dig 2010;23(3):200-205.
https://www.medportal.com.br/blog/cirurgia/agulhas-e-fios-cirurgicos/