Quando observamos os produtos hospitalares, que hoje oferecem ao mercado diversidade de marcas e preços altamente competitivos podemos perceber a evolução dos últimos cinco anos tanto em relação à qualidade quanto ao investimento neste segmento. Há alguns anos, para vender ou comprar produtos hospitalares, a diferença estava na facilidade dos preços competitivos, ou seja, o melhor preço sempre vendia mais.
Muitas marcas que foram feitas pela maturação de mercado e qualidade das certificações em seus produtos acabavam perdendo espaço para produtos de fachada apenas similares, “o famoso parece mais não é”, com poucas recomendações de mercado, sem testes ou validações de qualidade. Alguém fabricou ou importou e usou da marca recomendada de mercado para oferecer seu produto, simplesmente por terem acessibilidade por meio da facilidade na negociação de preço.
Depois de algum tempo, o mercado tornou-se mais seletivo. Além de brigar pelos preços mais competitivos, as empresas começaram a investir nos benefícios de um bom atendimento, logística à pronta entrega e outros diferenciais para compor qualidade x satisfação do cliente e com isso uma boa negociação dos preços.
Hoje, o mercado está muito mais maduro e preparado para analisar e escolher entre as ofertas dos produtos hospitalares. Além dos preços competitivos, todos os benefícios que envolvem a logística de armazenagem, atendimento mais rápido por meio de um canal telefônico ou e-commerce, além do fato decisório que são as certificações de qualidade dos órgãos fiscalizadores do governo, ponto primordial para a seleção da compra de um produto.
Na hora de escolher como comprar produtos na área da saúde, é bom analisarmos alguns critérios:
- Sem qualidade certificada, nada vale um bom preço.
- Boa marca não é aquela mais vendida na promoção, e sim aquela que vende sempre, independentemente do valor.
- O que diferencia a venda por marca é o “BBB – Bom, bonito e barato”, ou seja, a boa apresentação, a qualidade que envolve benefícios e boas negociações.
- Aposte nas empresas que repassam o produto ao mercado, boas empresas não trabalham com produtos ruins.
- Facilidade e praticidade na hora de comprar, exposição de produto via site, facilidade de pagamento, segurança na informação do vendedor, garantia pré-estipulada, equipe técnica à disposição, são alguns motivos positivos para ajudar a definir sua compra.
Fica a dica: devemos continuar exigindo qualidade nas negociações e ofertas dos produtos hospitalares em nosso mercado, no final todos sempre saem ganhando.