Calibração é um conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.
Todo equipamento utilizado em ensaios e/ou calibração, que esteja diretamente ligado à exatidão do resultado do ensaio, deve ser calibrado.
O certificado de calibração tem validade?
A validade não é indicada no certificado. Quem define a validade é o usuário do equipamento devido às diversas variáveis, como: modelo do equipamento, frequência de uso, condições de armazenamento, entre outros fatores que podem interferir no intervalo de calibração.
Como definir a periodicidade de calibração?
A periodicidade deve ser definida pelo usuário, observando: modo de uso, condições de armazenamento, frequência, exatidão, local onde o equipamento é utilizado, tempo de uso, fatores ambientais, entre outros.
A prática de “recalibração” é essencial para manter a confiabilidade nas medições realizadas, garantindo maior segurança nos resultados obtidos e melhor controle do processo, dentro de níveis de tolerância especificados.
Todo certificado deve ser avaliado e aprovado pelo usuário por meio de um critério de aceitação que assegure que o equipamento tenha a exatidão requerida para o uso e a finalidade do equipamento.
Qual é a diferença entre a calibração com selo RBC e a Rastreada (sem selo)?
A calibração da Rede Brasileira de Calibração (RBC) é acreditada e reconhecida pelo Inmetro e por alguns órgãos internacionais. O selo no certificado evidencia que o laboratório pertence à RBC; desse modo, não é necessário evidenciar a rastreabilidade da medição nem a eficiência do método, pois o Inmetro já avalia tais requisitos periodicamente, conforme a norma NBR ISO/ IEC 17025.
A calibração rastreada não tem o reconhecimento do Inmetro e, portanto, não tem o selo de acreditação. Ela mantém a cadeia de rastreabilidade de medição fechada por padrões calibrados por laboratórios pertencentes à RBC e tem métodos desenvolvidos internamente (sem a acreditação do Inmetro), sendo necessário evidenciar a rastreabilidade da medição e do método de calibração.
Fonte: Guidelines for the Determination of Recalibration Intervals of Measuring
Equipmente Used in Testing Laboratories. ORGANISATION INTERNATIONALE
DE METROLOGIE LEGALE.
Principles Concerning Choice, Official Recognition, Use and Conservation of
Measuremente Standards – OIML.
Force Measuring Systems of Testing Machines – Time Interval between
Calibration. Australian Standard 2193/1978.
Periodicidade de Calibração de Transdutores de Acústica e Vibração. Revista
do INMETRO, Regazzi, Rogério Dias, 1996.
Imagens: Divulgação