Grande parte das empresas conta com profissionais ou equipes responsáveis pela área de compras. É o caso de clínicas médicas e veterinárias, consultórios odontológicos, clínicas de estética, hospitais e diversos outros empreendimentos, seja na área da saúde ou em qualquer outra que precise adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços para realizar suas atividades.
Em todos esses contextos, o comprador é o responsável por cuidar dos processos de compras de bens e serviços para a empresa, sanando suas necessidades internas sempre da maneira mais viável, econômica e eficaz possível.
Certo, mas, e como fazer isso? Se você é um comprador e quer melhorar o potencial de seu trabalho, saiba que as 5 principais habilidades que você deve desenvolver são:
- Organização;
- Comunicação;
- Estratégia;
- Negociação;
- Ética.
Nos tópicos a seguir, você poderá conhecer mais a fundo essas competências e entender como se tornar um comprador cada vez melhor!
Organização
Essencial para evitar erros e prejuízos, a organização é a primeira qualidade necessária para trabalhar na área de compras.
Um comprador organizado é capaz de acompanhar e avaliar históricos de compras, compreender a sazonalidade da aquisição de materiais e/ou insumos, controlar estoques para evitar compras desnecessárias, etc.
A organização também contribui para que o comprador saiba armazenar indicações de empreendimentos com os quais se possa estabelecer parceria e gerir bem os melhores contatos para a compra de cada item.
Comunicação
Apresentar domínio da comunicação é essencial para que os compradores se relacionem bem tanto com os setores internos de sua empresa quanto com os fornecedores. Saber se comunicar de modo assertivo e eficaz contribui para evitar erros na realização de pedidos, aumentar a efetividade das estratégias de negociação, entre outros benefícios.
Nesse quesito, o conhecimento de outros idiomas também é muito bem-vindo, pois permite que a sua atuação não se restrinja ao mercado brasileiro, viabilizando negociações com empreendimentos de outros países.
Estratégia
Essa é uma competência indispensável para compradores. O pensamento estratégico consiste em ter uma visão ampla sobre a área e detectar as melhores escolhas para a obtenção dos objetivos pretendidos.
Para isso, o comprador deve, por exemplo, saber quais as necessidades dos colaboradores de sua empresa, conhecer as épocas mais propícias para cada aquisição e reconhecer as melhores oportunidades de compras.
Negociação
Aqui está uma das chaves para o sucesso em compras. Ter a capacidade de negociar com os fornecedores de materiais, insumos, equipamentos ou serviços é de grande importância para que um comprador traga bons resultados à sua empresa.
Reduzir custos, cativar fornecedores e obter benefícios nas compras realizadas são conquistas que só podem ser alcançadas através de uma boa negociação.
Ética
A ética é um dos valores mais importantes para um comprador. Ao mesmo tempo em que o profissional deve aplicar suas habilidades de negociação, como mencionado no tópico anterior, isso nunca deve ser feito com o intuito de “levar vantagem”.
É claro que o comprador deve buscar a redução de custos e procurar sempre as melhores oportunidades do mercado, porém, para a longevidade de sua atuação, o profissional deve sempre ser capaz de aliar as necessidades de sua empresa com a de seus fornecedores. Isso é essencial para estabelecer parcerias duradouras, o que pode trazer diversas vantagens a todos os negócios envolvidos.
A combinação dessas competências garante ótimos resultados
Agora você conhece as habilidades mais importantes para quem atua no ramo de compras. Acessando essas informações, cada profissional pode detectar as competências que ainda precisa exercitar e aprimorar a fim de se tornar um comprador mais completo e preparado.
A perfeita combinação dessas 5 habilidades contribui muito para a realização de compras seguras e eficientes, sempre prezando pela redução de custos e pela otimização de processos. Com elas, você se torna o comprador ideal para auxiliar sua empresa a crescer no mercado.