O que atletas de alto desempenho, pessoas bem-sucedidas, empresas inovadoras e instituições de referência têm em comum? Todos eles têm objetivos e metas bem definidos.
Mas o que estudos recentes estão demonstrando é que pessoas que possuem um propósito ou um objetivo na vida vivem mais e melhor.
No livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, encontramos o termo “Corrida dos Ratos” em que pessoas que não possuem um objetivo definido ou não se atentam às metas estabelecidas, gastam tempo e energia, e acabam frustradas, isto por que, como ratos de laboratório, fazem um exercício sem fim tentando escapar de uma roda.
Já por volta de 1930, o conceituado professor de psicologia de Harvard, William Dougall, escreveu: “Para nos mantermos vivos e com a mente saudável, precisamos de um objetivo na vida.”.
Mais do que sermos produtivos, termos objetivos e propósitos são uma questão de saúde e longevidade. Estudos mais recentes comprovam isso, notem as conclusões que chegaram dois estudos de larga escala e de tempo:
- Um estudo meta-análise que compilou dados de mais de 135 mil participantes, em um período de 10 anos, chegou a seguinte conclusão: “As pessoas que têm um maior senso de propósito na vida têm menor risco de morte e doenças cardiovasculares.”. O que a análise desses dados mostrou é que a morte e os eventos cardiovasculares afetaram menos as pessoas com um alto senso de propósito na vida.
- Outro estudo conduzido pelo departamento de Psicologia da Universidade Carleton, em Ottawa, Canadá, e publicado na revista Psychological Science, acompanhou a saúde física e mental de sete mil americanos com idade entre 20 e 75 anos por 14 anos. A conclusão do estudo é que ter um rumo na vida é o que você precisa fazer para viver mais. Encontrar um objetivo para a vida, seja ele qual for, e construir metas para alcançá-lo têm o poder de aumentar a longevidade, independentemente da faixa etária.
É importante destacar que existem alguns pontos em comum nos dois estudos. Por exemplo, “Quando começar?” O mais cedo possível. Além disso, os dois demonstraram a importância de “sempre” ter uma meta clara, não importa a idade. Isso porque uma pessoa sem metas é como um barco sem bússola.
Assim, não deixe que os ventos da mudança, da incerteza ou do acaso afetem os seus resultados ou até a sua saúde. TENHA UM OBJETIVO!
Como definir metas que te ajudem a alcançar seus objetivos
1. Escolha metas importantes para você |
2. Estabeleça prioridades |
3. Quebre os objetivos em tarefas menores |
4. Aprenda com o exemplo de outros |
5. Escolha metas nas quais pode trabalhar agora |
6. Monte um plano de ação |
7. Avalie as metas que já alcançou |
8. Não tenha medo de sonhar alto |
Para finalizar, uma passagem clássica que nos faz refletir:
Alice está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada onde inúmeros caminhos se apresentam. São vários trechos, estradinhas, placas de orientação que a deixa totalmente indecisa sem saber muito bem para onde ir.
Eis que sob uma árvore surge o gato.
Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde, ir qualquer caminho serve.
Alice no País das Maravilhas
Fonte
https://wolterskluwer.com/company/newsroom/news/2015/12/purpose-in-life-linked-to-lower-mortality-and-cardiovascular-risk.html
https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/um-sentido-na-vida-melhor-receita-para-viver-mais-12481272
marketingdeconteudo.com/como-definir-metas/