O sistema está disponível em todo Brasil. Confira
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma excelente alternativa para quem não pode pagar um plano de saúde privado. Criado no ano de 1988, o sistema só foi possível junto com a promulgação da Constituição Federal, que determinou que a saúde é um dever do Estado.
Desde o ano 2000, o SUS é gerido por recursos provenientes dos orçamentos da União, dos governos estaduais e distrital, além das prefeituras municipais. Isso significa que os governantes administram os recursos e são responsáveis pela execução de programas e ações que visem melhorar o sistema.
Todos os anos, milhões de brasileiros são atendidos e tratados pela rede do SUS em todo Brasil. O sistema de saúde pública, considerado um dos maiores do mundo, é o único que garante assistência integral gratuita para a população, principalmente a mais carente.
Nos hospitais e unidades básicas de saúde todos os tipos de atendimentos podem ser realizados, até mesmo transplantes. A rede ainda conta com equipes de pesquisa respeitadas dentro e fora do Brasil.
Por ser um sistema completo, o SUS também oferece diversos exames e procedimentos voltados para a saúde da mulher. Lá, elas têm acesso às consultas, exames, tratamento de médio e longo prazo, entre outros.
A cobertura pública oferece desde exames simples (sangue) até aqueles capazes de detectar um câncer. Para a mulher são oferecidos: mamografia (detecta câncer de mama) e o Papanicolau (detecta câncer do colo do útero).
Mamografia: prevenção e diagnóstico do câncer de Mama
O site do Ministério da Saúde informa que as mulheres podem fazer dois tipos de mamografia: rastreamento e diagnóstica. Segundo informa o órgão, a mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sintomas de câncer de mama. Esta é indicada a cada dois anos.
Já para aquelas mulheres com sinais de câncer, o exame indicado é a mamografia diagnóstica, que serve para avaliar alterações mamárias em qualquer idade. Ela também pode ser indicada para homens com suspeita de câncer na mama.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 3,4 milhões de mamografias foram realizadas em mulheres em 2021. Destas, o SUS realizou 351.509 mamografias diagnósticas e 3.145.930 mamografias de rastreamento. A região sudeste foi a que mais realizou esses exames, foram quase 1,8 milhões. Já a região Norte ficou em último lugar, com 120 mil exames de mamografia realizados.
A mamografia por meio do SUS é uma grande conquista das mulheres e tem salvado muitas vidas. Mesmo com essa possibilidade, a taxa de morte é considerada alta no país, pois por falta de informações, muitas mulheres só descobrem a doença em estágio avançado.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no ano de 2022 o Brasil terá confirmados 66.280 novos casos de câncer de mama.
Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno que mais afeta mulheres. O primeiro é o câncer de pele não melanoma. O instituto afirma que o tumor mamário corresponde a cerca de 25% dos casos diagnosticados mundialmente. No entanto, no Brasil, o percentual é de 29%.
Para reduzir esse índice de mortalidade desse tipo de câncer, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente exames de mama para todas as mulheres. Mas esse não é o único que pode ser realizado por meio do sistema públicos. Muitos outros estão disponíveis para quem precisa se prevenir ou tratar de alguma doença.
Outros exames
O SUS oferece centenas de exames e tratamentos que podem ser feitos por homens, mulheres e crianças. Entre os que são voltados para o público feminino está também o Papanicolau para rastrear o câncer do colo do útero. Esse exame é feito em mulheres com idade entre 25 a 64 anos.
Elas também podem fazer exames de sangue para detectar alguma doença, como anemia, colesterol alto, etc. Além disso, o SUS garante o acesso à vacina contra o HPV, prevenindo o câncer do colo do útero. Já as gestantes têm acesso ao acompanhamento médico desde o início da gestação até o parto. Durante a gravidez, a futura mamãe pode fazer pré-natal e tomar todas as vacinas indicadas.
No SUS, você pode fazer:
- Exame de sangue;
- Mamografia;
- Papanicolau;
- Pré-natal;
- Parto;
- Entre outros.
Avanços do SUS
Durante todos esses anos de existência e de assistência aos brasileiros, o SUS já apresentou diversos avanços para melhorar a saúde da população e para prevenir e combater doenças. Entre as conquistas está o Programa Nacional de Imunização (PNI), que garante à população acesso as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A aplicação é gratuita tanto em crianças quanto em adultos.
Por meio do PNI são disponibilizados 17 imunizantes para combater mais de 20 doenças. Outro avanço é a criação do sistema público de transplantes de órgãos, considerado o maior do mundo.
O Sistema Único de Saúde também disponibiliza assistência para pessoas diagnosticadas com o vírus do HIV, pacientes renais crônicos, pessoas com câncer e quem trata da tuberculose e hanseníase.
O SUS é um programa de saúde completo disponível em todo país e tem salvado muitas vidas. A mulher e homem que quiserem ser atendidos pelo SUS devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para agendar o atendimento com um especialista.