Muitas variáveis podem interferir na fase pré-analítica e analítica, compondo assim, a possibilidade de acometer erros no pós-analítico. Um conjunto de ações são necessárias para a diminuição das falhas durante o processo de coleta da amostra biológica até sua análise, tendo como um único objetivo a diminuição e/ou a não existência de erros no processo assistencial (em qualquer local que se é coletado o sangue de um paciente).
Infelizmente alguns estudos publicados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), comprovam que a fase pré analítica apresenta cerca de 70% do total dos erros em um laboratório clínico.
Algumas variáveis que interferem neste processo são:
– Paciente não orientado sobre o preparo do exame – quanto à jejum, prática de exercícios antes da coleta, uso de medicamento e/ou drogas terapêuticas, fumo, bebidas alcoólicas, ciclo menstrual, posicionamento durante o momento da coleta do sangue;
-Tempo prolongado de garroteamento;
-Ordem de coleta de tubos inadequada e a falta da homogeneização são capazes de atribuir índices de recoleta;
-Laudo não fidedigno além de um novo deslocamento do paciente ao laboratório provocando a insatisfação e não qualificação da instituição.
Erros Pré-Analíticos que Tornam a Coleta de Sangue Inadequada. Leia mais
Por isso, cada processo de coleta de material biológico quando acontece, deve-se minuciosamente respeitar as etapas do pré-analítico, potencializando a garantia de que o tempo destinado para aquele paciente, será aproveitado com sucesso, qualidade e missão cumprida de um trabalho bem feito.
Atente-se! E faça da sua coleta, um procedimento único e com qualidade.