O swab com ponta de Rayon consiste em uma haste flexível, cuja ponta propriamente dita, é produzida em cerdas sintéticas, conhecidas como Rayon, que possui uma melhor absorção quando comparada à ponta de algodão.
O swab com ponta de Rayon, em meio Stuart, Labor Import, compreende em um meio de transporte de biológicos, cujo objetivo é o de manter a viabilidade dos microrganismos nos espécimes biológicos na amostra, até que sejam levados ao local onde será processada a amostra. Devem ser utilizados de acordo com o local onde a amostra deverá ser coletada e os microrganismos que se pretende pesquisar, bem como com as técnicas diagnósticas que serão empregadas.
Amostras endocervicais ou vaginais, por exemplo, devem ser coletadas com swabs com cerdas de Rayon e colocadas no meio de transporte especificado, como no caso, o meio Stuart. O meio Stuart é um meio de cultura para transporte de diversos materiais, que mantém a conservação dos microrganismos patogênicos como: Haemophilus spp., Pneumococcus, Salmonella spp., Shigella spp. entre outros.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/microbiologia/mod_4_2004.pdf