A procura por testes rápidos vem aumentado em razão da rapidez na ação a ser tomada e também pela melhoria no diagnóstico/triagem. A ampliação do acesso ao diagnóstico é um grande desafio aos programas de saúde pública.
Os testes laboratoriais convencionais são extremamente complexos e necessitam de profissionais qualificados e uma estrutura laboratorial, além de os prazos de entrega do resultado muitas vezes serem longos.
Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em no máximo em 30 minutos, dispensando uso de reagente adicional, além de não necessitarem de estrutura laboratorial.
Hoje, temos uma gama de testes rápidos disponíveis no mercado para identificação de sintomas como dengue, zica vírus, malária, hepatite B, HIV, sífilis , além de teste de gravidez e teste de ovulação.
O método de imunocromatografia é o mais frequente e envolve a pesquisa de antígenos ou anticorpos. Para pesquisa de anticorpos, haverá antígenos na membrana de nitrocelulose para capturar os anticorpos presentes na amostra; para a pesquisa de antígenos, haverá anticorpos para capturar os antígenos presente na amostra, mais conhecido como reação antígeno-anticorpo. Essa pesquisa pode ser realizada em sangue total, soro ou urina.
Os testes rápidos significam uma alternativa aos métodos tradicionais, pois apresentam uma tecnologia inovadora que concentra a reação antígeno-anticorpo em uma única fase, além de possuir alta sensibilidade e especificidade.
A utilização dos testes rápidos permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico e aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos, assim como permite seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.
Interpretação do resultado
Além de rápido, a interpretação do teste é bem fácil:
Positivo ‒ Quando houver formação de duas linhas coloridas, com uma na área de teste e outra na área de controle.
Negativo – Quando aparecer uma linha colorida somente na área de controle.
Inválido ‒ Quando não aparecer nenhuma linha colorida.
Vantagens
‒ Rapidez no resultado.
‒ Não necessita de uma estrutura laboratorial.
‒ Auxilia na prevenção.
‒ Facilita o diagnóstico.
‒ Apresenta grande valor em situações nas quais os profissionais de saúde necessitem tomar decisões e assumir condutas imediatas.
‒ Econômico.
‒ Qualitativo.
‒ Fácil interpretação.
‒ Leitura feita a olho nu.
Fonte: BARREIRA, A. L., MACHADO, M. A., AQUINO, H.V., BRADA, J. S., FIGEUIREDO, T. M.
- Standardization and use of an immunoenzymatic method using infected cells as
antigens in routine diagnosing of dengue. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina
Tropical 43(3):268-271, mai-jun, 2010.
(2) PINAR, Z.; IAN, B.; MILTON, T.; KIM, S.; HOOK, E. W. III Preliminary Evaluation of
an Immunochromatographic Strip Test for Specific Treponema pallidum Antibodies.
Journal of clinical microbiology, Aug., p. 3064–3065, 2002.
Imagens: Divulgação