No mês de novembro é celebrada a prevenção contra o câncer de próstata, uma iniciativa de grande importância para promover a saúde do homem no Brasil.
O câncer de próstata é sério e pode ter maior chance de cura quando descoberto no início. Por isso, para cuidar melhor da saúde e se inteirar de um assunto tão importante, acompanhe mais informações a seguir: boa leitura!
O que é e qual a função da próstata?
A próstata é uma glândula que faz parte do órgão reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e próxima do reto. A sua função principal é produzir o sêmen, algo importantíssimo para a fertilidade do homem.
Infelizmente, grande parte dos homens ainda possuem certa resistência quanto à prevenção e busca pela saúde como um todo, o que dificulta o diagnóstico precoce da doença.
Como prevenir
O câncer de próstata é o sexto mais frequente no mundo, sendo também o mais mortal. A cada 6 homens, a probabilidade é que 1 venha a sofrer com o problema. Os casos mais frequentes acontecem em homens na faixa etária de 65 anos.
O ideal é manter uma boa qualidade de vida, controlando o peso, a alimentação, a prática de exercícios físicos e evitando o cigarro e bebidas alcoólicas, que são fatores de risco que podem desencadear a doença.
Exames
O exame de toque, que é o mais conhecido precisa ser feito a partir de 50 anos, ou 40 anos para pessoas que já têm o histórico da doença na família.
Existem três exames que podem ser feitos para prevenir e diagnosticar o câncer de próstata:
1-Exame de sangue (PSA)
Trata-se de um exame de sangue para analisar as moléculas que são produzidas pela próstata. Caso o resultado seja acima de 4,0 ng/mL, pode indicar alguns problemas, tais como:
- Infecção ou inflamação da glândula prostática (prostatite)
- Hiperplasia prostática benigna
- Câncer de próstata
Para realizar esse exame, recomenda-se que o homem se abstenha de relações sexuais pelo menos três dias antes do mesmo.
2-Exame de toque retal
Trata-se do exame de toque feito pelo médico no consultório, em que ele apalpa a próstata como o dedo no reto do paciente. O objetivo é encontrar alguma anormalidade, alteração ou sensação de próstata endurecida e inchada.
Geralmente, o exame não causa nenhuma dor, apenas um pouco de desconforto e tende a ser bem rápido. O ideal é que o paciente esvazie o intestino um dia antes para facilitar a realização do exame.
O exame de sangue e o de toque serve também para auxiliar o médico a completar o diagnóstico, se é o câncer de próstata ou não.
3-Biópsia da próstata
Esse exame é realizado apenas quando o médico tem a suspeita de câncer de próstata. Trata-se de retirar pequenos tecidos da próstata e enviar para análise laboratorial.
O exame é feito com o auxílio de um ultrassom, depois aplica-se uma leve anestesia no local e retira-se um pedaço da amostra. Caso seja confirmado o diagnóstico, o médico irá encaminhar os exames, fazer o diagnóstico e tratamento.
Principais sintomas do câncer de próstata
Mencionaremos os principais sintomas do câncer de próstata, mas, sem deixar de lado a importância de consultar um médico profissional para descartar ou confirmar o diagnóstico baseado em exames precisos:
- Dor para urinar;
- Necessidade de urinar constantemente;
- Sensação de que a bexiga ainda está cheia;
- Dor na lombar ou na pélvis;
- Disfunção erétil persistente;
- Dor para ejacular;
- Presença de sangue ou urina no esperma;
- Pequenos sangramentos pela uretra;
- Dores corporais intensas;
- Insuficiência renal;
- Urina que sai em gotas ou em grandes jatos.
Os homens precisam ficar atentos aos sintomas, bem como na duração deles e outras complicações que possam estar acontecendo. Vale lembrar que somente um médico entra com o tratamento adequado e faz o diagnóstico de forma certeira sobre o caso.
Como o Novembro Azul surgiu?
O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália, quando vários homens se uniram e deixaram o bigode crescer com o fim de chamar a atenção de maneira criativa para os cuidados da saúde masculina.
A partir dessa iniciativa, foi criada a Movember Foundation por cerca de 30 homens, uma organização (sem fins lucrativos) que tem como objetivo arrecadar recursos para a pesquisa e tratamento do câncer de próstata e outras doenças que comprometem a saúde dos homens.
Desde então, mais de 580 milhões de dólares foram arrecadados para promover e engajar cerca de 770 projetos para a promoção e prevenção das doenças masculinas.
Engajamento do campanha e movimentação no Brasil
A palavra Movember é um termo que vem do inglês, a partir da união de duas palavras: moustache (bigode) e november (novembro).
A campanha começou então a ganhar força em mais 20 países, incluindo o Brasil, aumentando a divulgação de informações sobre o câncer de próstata, bem como as medidas para a prevenção da doença.
Originalmente, os homens devem deixar o bigode crescer durante a campanha e as mulheres usam roupas azuis para ajudar no engajamento do processo. O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é em 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul ganhou força em 2008 através da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e do Instituto Lado a Lado pela Vida. Entre outras ações, as instituições promovem exames de próstata gratuitos, bem como palestras e iniciativas que levam as informações corretas aos homens.
Quanto mais as pessoas se informam sobre as doenças e as formas de prevenção, fica mais fácil tomar atitudes que promovam a saúde entre a população.
Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de conteúdos de valor e que promovam a saúde e bem-estar.