Quando um paciente realiza qualquer tipo de exame que exija coleta de material biológico como, por exemplo, urina ou sangue, as amostras são enviadas para serem analisadas em equipamentos que vão gerar o resultado.
Após o término da realização do ensaio, alguns tipos de materiais precisam ser armazenados de maneira segura, a fim de atenderem a necessidade de possíveis contraprovas e ou confirmações de resultados. Esse armazenamento pode durar alguns dias ou semanas, dependendo do tipo de amostra.
Esse tipo de armazenamento é chamado de “soroteca”. Esse procedimento evita o retorno de pacientes para novos exames, evitando geração de novos custos e proporcionando mais credibilidade ao laboratório.
A Labor Import desenvolveu um sistema de armazenamento que permite fazer a gestão e o controle de amostras, uma “soroteca”, que permite organizar em racks, com tampa hermética e de diferentes cores, facilitando a classificação e a identificação das amostras em diversos setores do laboratório.
A amostra coletada é facilmente classificada com os dados do paciente, devido ao seu sistema alfanumérico, que permite o uso de mapa de trabalho junto aos diferentes setores do laboratório, podendo ser localizado através do número e do posicionamento da amostra.
É fundamental para qualquer laboratório realizar a gestão do armazenamento (conhecido como “soroteca”) e o descarte de materiais biológicos; primeiro, por ser uma norma da vigilância sanitária; segundo, por ser vital em diversos casos, especialmente quando é necessária a localização da amostra original.